terça-feira, 21 de novembro de 2017

Ninguém nunca me disse sobre a solidão que te cerca depois que você decide ir embora.






Ninguém nunca me disse sobre a solidão que te cerca depois que você decide ir embora. Eu nunca soube, nunca ouvi falar sobre como me afetaria sair de uma relação abusiva. A gente conversa muito sobre como identificar estas relações, mas pouco sobre as dificuldades de sair de uma delas, e o que acontece quando você finalmente sai. Não é fácil, muita gente diz o que você tem que fazer para sair daquele lugar, mas nunca o que acontece depois que você finalmente vai embora.

Ninguém nunca me contou sobre o sentimento de solidão, sobre como essas relações cansam suas amigas, sua família, todos a sua volta, porque eles cansam de ouvir você repetir os mesmos acontecimentos de novo e de novo, cansam de te dar conselhos e depois dizer que você não os segue. Como eles cansam desse discurso, até finalmente cansarem e desistirem de você. Ninguém nunca me disse que, mesmo depois de ter saído, existiram momentos em que eu me arrependeria de ter ido embora.

Porque as pessoas não sabem que a ardência de um tapa, muitas vezes, parece menor do que a solidão de ser entendida como uma vítima, de achar que ninguém mais irá amar você. Que estar neste lugar, sair de uma relação abusiva, é bancar tudo o que te aconteceu e torná-la ainda mais real. Ninguém nunca me disse que eu também sofreria depois de ir embora. É fácil confundir amor com agressão, principalmente quando você cresce aprendendo que alguns comportamentos são consequência de um amor muito grande, que algumas demonstrações de ciúmes e palavras ofensivas são sinais de preocupação. Porque depois de um tempo, a dor de um tapa, pelo menos a dor física, ela desaparece e todas as boa lembranças, porque sim, elas existem, reaparecem.

Não é fácil, eu não gosto de “ser a vítima” como muitos falam, na verdade, é exatamente este lugar que que não quero ocupar. Então você se mantém nessa relação. E fica tudo bem, extremamente bem, até ocorrer a agressão novamente, física ou psíquica, mas depois vem o carinho, a paz, as coisas boas, as incríveis promessas, as grandes declarações de amor. Então você acredita, você quer acreditar, mesmo que saiba que não é real. É um ciclo vicioso e às vezes eu sinto que ninguém entende. Todo mundo diz que você deve seguir em frente, mas ninguém pergunta se você tem para onde ir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário