sábado, 13 de junho de 2015

"Perdoar faz bem."


 Hoje, li uma frase pichada em um dos muros da cidade, era uma frase bem simples que dizia  “Perdoar faz bem”. Fiquei muito tempo refletindo sobre a palavra “perdoar” e sobre as pessoas e coisas das quais não perdoamos ao longo da vida. Mas o que é perdoar afinal, e por que isso é uma coisa tão difícil de ser feita? A maioria das coisas das quais consideramos imperdoáveis vêm das pessoas que nos cercam. “Maria não agiu da maneira como eu esperava que ela agisse” ou, “Maria não agiu da forma como eu agiria logo, tenho todo o direito de me frustrar com Maria”. Sim, você tem todo o direito de se frustrar e de se magoar, mas será que você tem o direito de culpa-la? Maria não agiu da forma como você esperava, nem da forma como você considerava certa, mas se Maria não é você então, a frustração que você carrega é culpa é dela ou é sua? Vivemos esperando por coisas o tempo todo, esperamos por palavras, atitudes, sentimentos. Esperamos gratidão de nossa família, nossos amigos e até mesmo de estranhos na rua. Esperamos um obrigado, um sorriso, um adeus. Vivemos esperando por reciprocidade, mas não deveríamos.  Não pense que eu não considero essas coisas importantes, porque considero, mas o que me dei conta depois de tanto tempo, é que não é apenas porque espero uma determinada reação, que ela deva ou vá acontecer. É um alivio quando se aprende esse tipo de coisa, é como e se pudéssemos retirar esse peso enorme da “reciprocidade” de nossas costas, é quando você finalmente entende que não é porque faz uma determinada coisa que os outros automaticamente têm que fazer também. É nesse momento, que você aprende que a magoa é uma coisa muito mais sua do que de outra pessoa. Porque magoa é uma coisa engraçada, ela nos faz imaginar as coisas de uma forma muito pior do que elas realmente foram ou são. Eu sei que é duro admitir isso, mas é verdade, porque no fim das contas, você depositou suas expectativa em alguém que não está aqui para suprir suas necessidades, nem para agir da maneira que você agira. Considero muito válida a frase que li  afinal, perdoar faz realmente bem, porque às vezes, não perdoar uma pessoa, te impede de seguir em frente com a vida. Considero muito válida sim, mas acrescentaria uma pequena palavrinha de duas letras no começo daquela frase tão simbólica que a tornaria muito melhor e muito mais significativa, porque no fim das contas é a magoa dentro de você que precisa ser curada. Se perdoar faz bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário