segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Sim, o amor também pode ser temporário, mas isso é algo que você só aprende depois que cresce.


Quando crianças, somos ensinados que toda dor, tristeza e sentimentos ruins, são temporários, que eles passam e isso é verdade, eles realmente passam. É importante que tenhamos isso em mente, mas existe algo, tão importante quanto, que esqueceram de nos ensinar. Algo que só aprendi depois de muito tempo quebrando a cabeça e me perguntando “por quê?”, tentando entender o que tinha de errado comigo. Assim como a tristeza e os sentimentos ruins, o amor, por incrível que pareça, também acaba. Sim, o amor também pode ser temporário, mas isso é algo que você só aprende depois que cresce.

Seus amigos vão deixar de amar você, sim, até aqueles que você achou que eram para sempre. Vocês crescem e, muitas vezes, crescem separados. Então ontem, em um dia completamente normal, vocês juram um amor eterno, mas hoje, depois de alguns ajustes na agenda, você vai para aquela viagem na China e seu amigo vai para Índia, amanhã você vai para Austrália e ele continua aqui. Tem muito trabalho para fazer, uma faculdade para terminar, uma agenda para cumprir. Então, de repente, vocês já não falam mais o mesmo idioma. Por mais que vocês ainda insistam, e muito, as coisas mudaram, vocês mudaram. Só o amor que continuou no mesmo lugar.

Às vezes o amor é construído naquilo que você era, naquilo que você conhecia, ele não suporta mudanças. Ele se apega firmemente naquilo que você já foi algum dia. Às vezes, quando você muda, ele acaba. Então você tem que admitir que foi lindo sim, mas no passado, ficou lá naquele antigo encontro de amigos do colégio, naquela rodinha de bar da faculdade, naquela noite chuvosa de quinta feira . As memórias continuam lá, mas temos que entender que elas são apenas isso, memórias. Nós temos que admirar a beleza da coisas e aceitar que elas terminam.

Isso não significa que eu não acredite em amizades duradouras ou nas famosas "almas gêmeas", porque eu acredito, mas não em apenas uma. Acredito na existência de várias ao longo do caminho, assim como na existência de diferentes amigos ao longo de diferentes fases da vida. Algumas amores aumentam sua autoestima, algumas diminuem seu ego, alguns te fazem enxergar como seu cabelo é lindo do jeito que é. Alguns amores aparecem apenas para ensinar o tipo de amor que você não quer mais receber. Às vezes dói, e muito, mas não quer dizer que em algum momento, nem que seja naquela viagem onde tudo deu errado, não tenha dado certo. Deu certo, só acabou.

O amor acaba, ou fica preso naquilo que já fomos, depende da sua interpretação dos fatos, mas ele, assim como qualquer sentimento presente em sua vida, também passa. Você nunca vai amar alguém como já amou outra pessoa, porque as pessoas, assim como os sentimentos, são diferentes umas das outras. Talvez essa seja a real beleza de tudo no final, porque por mais que o amor passe, ele também volta, cheio de coisas novas, cheio de coisas bonitas, cheio de surpresas. Ele acaba hoje e amanhã pode nascer de novo. Então talvez devêssemos aprender sobre isso também, sobre o fim, para podermos deixar algumas coisas ficarem no passado, onde elas pertencem.

Porque por mais que as coisas e os sentimentos acabem, não quer dizer que não tenha valido a pena, que não tenha sido lindo em algum momento, porque foi. O amor pode ter acabado, mas deu certo sim, deu certo por muito tempo, o errado só apareceu agora, então vamos tentar fazer um esforço para não lembrarmos apenas dele. O amor é sutil, ele aprece e desaparece de repente. Em um piscar de olhos, em uma mudança de casa, de faculdade, de vida. Ele é de momentos, então vamos aproveitar o amor que temos agora, vamos aceitar o que não temos mais e tentar não nos fecharmos para o que ainda vai aparecer em nossas vidas. Porque o amor passa, sim, mas você fica. Você sempre fica... pronto para poder amar novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário